ARTIGOS E NOTÍCIAS

10 DICAS PARA TER SUCESSO NA ORATÓRIA

Curso de Oratória

Prof. Jáiro Pennacchi

 

Para que possamos ter sucesso em nossa oratória colocamos alguns pontos que nos serão de grande valia.

01- MANTER O OBJETIVO DA PALESTRA

O orador deve manter o objetivo da palestra e avançar para ele de forma progressiva. Porém, deve enriquecer a palestra com exemplos, referências, comparações, etc. sem nos afastarmos do foco principal. É importante que o orador mantenha o assunto principal, mesmo quando este derive para uma questão diferente.

02- CONTATO COM OS OUVINTES

Muitas vezes resulta positivo e ajuda o orador o contato com a platéia. Porém, pode acontecer dos ouvintes levarem a palestra por um caminho ue não seja o previamente proposto. Então o orador deve proceder com cuidado a fim de não ofender o ouvinte e com procedimentos inteligentes como : com sua colocação lembrei-me... Suas ideias trazem-me... e buscar manter o assunto principal. O orador para trabalhar este item deverá estar bem preparado.

03- TÓPICOS

Numa palestra devemos selecionar os tópicos cuidadosamente, para termos uma sequência lógica. O orador deve ter consciencia e vivência deles pois assim falará com eloquência e autoridade sobre eles. Devem estar identificados com suas experiências, crenças, estudos, projetos, emoções, sentimentos, enfim, com sua vivência.

04- EXEMPLOS

Os exemplos ajudam o auditório a compreender melhor a ideia, principalmente se os exemplos são conhecidos por parte dos ouvintes. Damos como exemplo a importância das bençãos, quando a mãe do Rei Pelé dizia: Você vai ser Rei.

05- COMPARAÇÕES

As comparações servem para enriquecer a palestra de forma a levar maior compreensão aos ouvintes. Ex.: o prédio será tão grande que abrigará tantas pessoas nele, quantos moradores tem uma pequena cidade.

06- CONTRASTES

O contrastes serve para trabalhar dois pontos diferentes para chamar a atenção e levar compreensão aos ouvintes. Carlos era o homem mais alto da cidade com 2,15 cm, porém, Cirineo com apenas 1,05cm era o menor. Para combater as trevas, coloque luz. A lus e as trevas fazem parte do universo.

07- ESTATÍSTICAS

As estatísticas em determinadas apresentações são muito valiosas. Principalmente quando o orador sabe trabalhar os dados, pois, permitem dar uma visão clara dos pontos apresentados.

08- DEPOIMENTOS

Recurso importantíssimo na oratória pois asseveram a veracidade do fato exposto. Esses depoimentos quando conhecidos por parte dos ouvintes tem um valor imenso.

09- ADAPTAÇÃO

O orador deve estar preparado para adaptar-se ao público, ao ambiente, às circunstâncias das palestras, enfim, a toda situação não prevista. A improvisação é de extrema importância para nos adaptarmos. 

10- CIRCUNSTÂNCIAS

As circunstâncias e a ocasião na qual será desenvolvida a plaestras são de importância máxima para o sucesso da oratória, como: tempo disponível, natureza da ocasião, o ambiente onde será realizada a palestra a acústica, se você será o único palestrante ou terão mais e os temas a serem apresentados.

Espero que voce possa ter sucesso em suas aprensentações do seu dia dia e principalmente levar uma mensagem de amor e esperança ao próximo.

Reciclagem, gerenciamento de resíduos, lixo, reutilização, PGRS, PGRCC, maringá, consultoria ambiental maringá

Centro Empresarial Transamérica Av. Brasil, 4312, Sala 308 - 3º Andar 

87.013-000  Maringá - PR

 

 

 

 

 

 

  • Instagram Social Icon
  • Wix Facebook page